Analistas rebaixam para 1,5% previsão de crescimento da economia em 2014

  • Por Agencia EFE
  • 02/06/2014 10h35
  • BlueSky

Brasília, 2 jun (EFE).- Os analistas do mercado financeiro rebaixaram de 1,63% para 1,50% sua previsão de crescimento para a economia brasileira em 2014, após o governo ter anunciado que a expansão no primeiro trimestre foi de 0,2%, informou nesta segunda-feira o Banco Central.

As previsões, que refletem um aumento da desconfiança na economia, estão no Boletim Focus, publicação semanal do Banco Central que inclui uma pesquisa com cerca de cem analistas de instituições financeiras privadas sobre as perspectivas econômicas do país.

Até a semana passada, os analistas previam um crescimento de 1,63%, que já era inferior aos cálculos do governo, que espera uma expansão de 2,5% neste ano.

No entanto, a percepção dos especialistas mudou para pior na semana passada, após o próprio governo anunciar que nos primeiros três meses deste ano a economia só cresceu 0,2% em relação ao último trimestre do ano passado.

Na edição do Boletim Focus divulgada hoje, os analistas também revisaram para baixo suas previsões para 2015, de 1,96% para 1,85%.

Em relação à inflação, que o próprio ministro da Fazenda, Guido Mantega, considerou como um dos fatores que prejudicam o crescimento, os analistas mantiveram sua previsão para este ano em 6,47%, próximo ao teto de 6,5% estabelecido pelo governo.

Segundo os analistas, os juros, que atualmente estão em 11%, vão permanecer estáveis neste ano, mas em 2015 subirão até 12%. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.