Apenas 30% dos recifes de coral indonésios estão em boas condições

  • Por Agencia EFE
  • 10/08/2015 10h19

Bangcoc, 10 ago (EFE).- A ministra de Pesca indonésia, Susi Pudjiastuti, afirmou que apenas 30% dos recifes de coral no país estão em boa condição em um dos ecossistemas mais ricos do planeta, recolheu nesta segunda-feira a imprensa local.

“Atualmente, somente 30%, cerca de 2,5 milhões de hectares, estão em um bom estado, ameaçando o ecossistema marinho e a produção de pesca do arquipélago”, indicou em declarações reproduzidas pelo jornal “The Jakarta Post”.

Segundo Pudjiastuti, os recifes de coral sofreram danos principalmente devido a atividades humanas como a pesca com explosivos e potássio e os resíduos marítimos.

A ministra de Pesca indonésia acrescentou que estava à espera do início dos trabalhos para salvar os recifes de coral e para ajudar a preservar e protegê-los de uma maneira sustentável.

Para reparar o dano causado nesta estrutura subaquática, o departamento de Assuntos Marítimos e o Ministério de Pesca obtiveram a ajuda da Marinha indonésia, de acordo com os meios de comunicação.

Uma equipe da Marinha dirigiu recentemente uma inspeção dos recifes de coral diante da praia de Sune, em Java Oriental, para estudar os recifes de coral danificados.

“Além da identificação dos recifes de coral, estamos cartografando as áreas para sua conservação na parte sul da zona litorânea de Java Oriental”, disse o coordenador da equipe, o comandante Mohammad Assad.

O coordenador explicou que o pessoal naval iniciará um programa de conservação dos recifes com a participação da comunidade local em meados de agosto de 2015.

A Indonésia faz parte do chamado Triângulo de Coral, cuja superfície total é de 6.000.000 km² e considerado o principal centro mundial de biodiversidade marinha, no qual vivem 76% dos espécies de coral conhecidas.

A área total cobre zonas submarinas da Indonésia, Malásia, Papua Nova Guiné, Filipinas, as Ilhas Salomão e Timor-Leste. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.