Apesar de pouca chuva, Sistema Cantareira completa 15 dias de alta

  • Por Agência Estado
  • 08/02/2016 14h58
05/08/2014- São Paulo- SP, Brasil- O prazo de atividades do Grupo Técnico de Assessoramento para Gestão do Sistema Cantareira foi prorrogado para 31 de outubro de 2015. A prorrogação da vigência do GTAG-Cantareira considera a atípica situação de escassez de chuvas no Sudeste entre janeiro e julho. Este contexto climático tem resultado em vazões inferiores aos menores valores observados no histórico de monitoramento da bacia do rio Piracicaba, onde estão os principais reservatórios de regularização de vazões do Sistema Cantareira, responsável por parte do abastecimento de água das regiões metropolitanas de São Paulo e de Campinas. Foto: Fernanda Carvalho/ Fotos Públicas Fernanda Carvalho/ Fotos Públicas (05/08/2014) Sistema Cantareira

O Sistema Cantareira, principal manancial de abastecimento da Capital e da Grande São Paulo, teve seu volume de água elevado em 0,3 ponto porcentual. Nesta segunda-feira, 8, o nível de armazenamento completou 15 dias consecutivos de elevação, segundo boletim diário divulgado pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

Após um dia de poucas chuvas, os reservatórios que compõem o Sistema Cantareira operam com 46,9% de sua capacidade. Ontem era 46,6% do total, conforme índice que considera o volume morto como se fosse volume útil. Já de acordo com o índice que contabiliza o volume morto como negativo, o nível de água no Cantareira é de 17,7%.

Fonte de abastecimento de água para o maior número de consumidores na região metropolitana de São Paulo, o Guarapiranga, por sua vez, teve seu volume de água armazenada aumentado em 0,2 ponto porcentual, de 81,5% para 81,7%.

Outros mananciais

O nível do sistema Alto Tietê permaneceu estável em 28,5%, enquanto o do Rio Grande caiu 0,3 ponto porcentual para 88,2% de sua capacidade e Rio Claro recuou 0,2 ponto porcentual, para 80,1%. Já acima da sua capacidade habitual, o volume de água Sistema Alto Cotia caiu 0,2 ponto porcentual para 100,7%.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.