Apuração oficial confirma vitória parcial de Borisov nas eleições na Bulgária

  • Por Agencia EFE
  • 06/10/2014 23h42

Sofia, 6 out (EFE).- A Comissão Eleitoral da Bulgária confirmou nesta segunda-feira que o partido Cidadãos para o Desenvolvimento Europeu da Bulgária (GERB), do ex-primeiro-ministro, Boiko Borisov, venceu nas eleições parciais do último domingo por antecipação.

Com 99,95% dos votos apurados, resta agora contabilizar os votos internacionais, onde o GERB registrou apoio de 32,66%.

Embora a porcentagem não seja oficial, estima-se que esse percentual dará ao partido 85 das 240 cadeiras do parlamento.

Os socialistas foram o segundo partido mais votado, com 15,41% (45 deputados), seguidos pela minoria turca, com 15,41% (36 cadeiras). Atrás dos três partidos majoritários, estão o Bloco Reformador, 8,89%; o Frente Patriótica, 7,29%; o Bulgária Sem Censura, 5,71%; o Ultranacionalista Ataka, 4,52% e o partido de esquerda ABV, 4,16%. No total, oito partidos farão parte do novo parlamento.

Com exceção do Ataka, todas essas formações minoritárias estreiam no Legislativo de Sófia. Essa repartição obrigará Borisov a fazer alianças com pelo menos dois partidos para formar um governo estável, um processo que pode se complicar por conta da inimizade entre membros da coalizão.

Os socialistas já anunciaram que não negociarão com o ex-primeiro-ministro e que liderarão a oposição ao novo governo, enquanto o partido da minoria turca está disposto a apoiar Borisov.

A Bulgária vive desde o início de 2013 uma crise política constante e o resultado eleitoral não indica uma solução para o problema por conta da dificuldade de se formar um Executivo com uma maioria clara. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.