Arábia Saudita sediará cúpula dos EUA e países árabes contra jihadistas

  • Por Agencia EFE
  • 09/09/2014 08h05

Riad, 9 set (EFE).- Os governos dos Estados Unidos, da Turquia e de vários países árabes se reunirão na próxima quinta-feira na Arábia Saudita para analisar a situação do terrorismo na região, assim como formas de combater o avanço de grupos extremistas como o Estado Islâmico (EI).

A agência saudita de notícias SPA informou que a reunião será realizada na cidade meridional de Jidá e contará com a participação de representantes dos seis países do Conselho de Cooperação do Golfo (CCG), além de Estados Unidos, Egito, Jordânia e Turquia.

Segundo anunciou ontem a Casa Branca, o secretário de Estado americano, John Kerry, marcará presença na reunião de Jidá em meio a suas visitas à Jordânia e Arábia Saudita, na qual busca construir uma coalizão mundial contra o EI.

Embora a agência saudita não tenha informado nada a respeito, espera-se que a representação dos países citados na reunião seja em nível de ministros das Relações Exteriores.

O Conselho de Cooperação do Golfo é integrado pela Arábia Saudita, Kuwait, Emirados Árabes Unidos (EAU), Bahrein, Omã e Catar.

A coalizão para lutar contra o EI será a “mais ampla possível” e deverá estender suas atividades durante “meses ou, inclusive, anos”, explicou Kerry, que na cúpula da Otan, realizada na última semana, já manteve várias reuniões para impulsionar essa aliança.

Em relações aos participantes do encontro de Jidá, a fonte precisa que Arábia Saudita e Kuwait entrarão com respaldo financeiro, enquanto os EAU se comprometeram a lutar “contra as redes de apoio do EI e sua propaganda ideológica”, embora não tenham confirmado adesão à aliança.

Recentemente, há dois dias, os ministros árabes das Relações Exteriores decidiram elevar ao máximo nível sua coordenação para enfrentar o jihadismo do EI, sem mencionar de forma explícita a aliança que pretende formar junto aos EUA com esse objetivo.

Segundo a resolução final divulgada após a reunião ministerial da Liga Árabe no Cairo, os países árabes firmaram um acordo para tomar “medidas urgentes” de defesa e segurança para “preservar a segurança nacional árabe e lutar contra os grupos terroristas extremistas”.

O EI proclamou um califado islâmico nos territórios sob seu domínio entre a Síria e o Iraque, enquanto a aviação dos EUA segue bombardeando as estruturas do grupo nesse último país. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.