Argentina confirma os 2 primeiros casos da febre chicungunha no país

  • Por Agencia EFE
  • 12/08/2014 15h03

(Atualiza com a confirmação de dois casos).

Buenos Aires, 12 ago (EFE).- O governo da Argentina confirmou nesta terça-feira os dois primeiros casos da febre chicungunha detectados no país e aguarda os exames de laboratório de outros dois suspeitos.

“Há dois casos confirmados e dois mais em estudo”, informaram à Agência Efe fontes do Ministério da Saúde, que acrescentaram que todos os casos são de pessoas infectadas fora do país.

Um dos pacientes vive em Buenos Aires, outro na região metropolitana da capital e dois no interior do país. Todos eles estiveram nas últimas semanas na República Dominicana, onde se suspeita que possam ter contraído o vírus, que tem sintomas parecidos com a dengue e é transmitido através da picada do mesmo mosquito, detalharam as fontes.

Em entrevista coletiva, o chefe de Gabinete do governo argentino, Jorge Capitanich, afirmou que os quatro pacientes se encontram “em bom estado de saúde e em recuperação em suas residências”.

Capitanich destacou que o Ministério da Saúde “detectou os casos a tempo” e insistiu que, por se tratarem de casos importados, não existe, por enquanto, a circulação do vírus no país.

A Organização Pan-americana de Saúde informou que, até o dia 1º de agosto, foi confirmada a transmissão local de chicungunha em 31 países e territórios do continente.

Até essa data, havia no total 508.122 casos suspeitos notificados e 4.736 confirmados como transmitidos localmente.

Além disso, foram relatados 535 casos importados confirmados e 32 mortes. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.