Assange está disposto a ser interrogado em Londres, diz seu advogado sueco

  • Por Agencia EFE
  • 13/03/2015 09h31

Copenhague, 13 mar (EFE).- O fundador do Wikileaks, Julian Assange, que se encontra refugiado na embaixada do Equador em Londres, está disposto a ser interrogado na capital britânica pelo Ministério Público da Suécia no caso aberto contra ele por quatro crimes sexuais.

Em 2010, a justiça sueca emitiu uma ordem de prisão contra o ativista. “Está feliz pela decisão, quer ser interrogado e limpar seu nome para que sua vida continue”, disse nesta sexta-feira Per E Samuelsson, um dos seus advogados suecos, à emissora pública “Rádio da Suécia”.

A promotoria sueca anunciou hoje que enviou uma solicitação aos advogados de Assange para que o interrogatório seja realizado na embaixada do Equador, em Londres, onde se encontra desde 2012, medida que a defesa do jornalista australiano reivindicava há anos e pela qual tinha recorrido aos tribunais.

O Ministério Público sueco, que até agora tinha se negado a viajar para Londres com base na lei do país e à gravidade das acusações, mudou de posição pois vários crimes pelos quais Assange responde prescrevem em agosto desse ano. A justiça da Suécia considera que o ativista deve prestar depoimento no país.

Embora duas instâncias judiciais tenham rejeitado o pedido dos advogados de suspender a ordem e desta forma permitir o interrogatório em Londres, o Tribunal de Apelação sueco criticou em sua decisão a promotora responsável pelo caso, Marianne Ny, pela paralisação do processo.

“Acho que o procurador-geral entrou em contato com Marianne Ny para pedir que a investigação seja retomada. Isto significa que o que pedimos durante quatro anos finalmente ocorrerá, é um triunfo para Assange”, afirmou Samuelsson.

Assange é procurado por quatro supostos crimes sexuais contra duas mulheres quando estava visitando a Suécia em agosto de 2010. O jornalista diz que é inocência.

O fundador do Wikileaks foi detido em Londres, em dezembro de 2010, e começou então um longo processo judicial no Reino Unido, que culminou quando o Supremo britânico rejeitou seu último recurso.

O Equador concedeu então asilo político ao ex-hacker para evitar que ele fosse enviado da Suécia aos Estados Unidos, onde poderia enfrentar um julgamento militar por vazamento de informação confidencial divulgada pelo Wikileaks. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.