Assembleia Legislativa aprova novo projeto que multa quem constrange amamentação

  • Por Jovem Pan
  • 04/11/2015 12h20
Divulgação/Projeto Fotográfico Mamaço no Espaço Direitos Reservados/Projeto Fotográfico Mamaço no Espaço - Agência Brasil Projeto Fotográfico Mamaço no Espaço busca naturalizar o ato da amamentação

A Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou projeto que impõe multa para quem constranger mãe que amamenta em público. A proposta do deputado Carlos Bezerra Júnior, do PSDB, prevê o pagamento de R$ 425 para quem descumprir a norma.

A ideia agora depende de sanção do governador Geraldo Alckmin para ser transformada em lei. A cidade de São Paulo já possui uma legislação sobre o tema que já está em vigor, referendada em abril pelo prefeito Fernando Haddad. No caso da capital paulista, a multa para quem causar esse tipo de constrangimento é de R$ 500,00.

Mesmo com o aleitamento materno sendo um ato extremamente necessário para que uma criança cresça de maneira saudável, ele sofre com censuras. A funcionária de faturamento Tuane Alves Vieira conta que ela já se sentiu constrangida até em postos de saúde.

“Dependendo do lugar é constrangedor. Em ônibus, posto de saúde, se você tiver que amamentar na rua. Porque criança não tem horário. Se chora, você tem que parar em algum cantinho e amamentar. Então, dependendo do lugar, com algumas pessoas olhando, você fica constrangida sim”, disse.

A assistente social Vanessa dos Santos Souza teve quatro filhos, amamentou todos eles e não se importava se alguém olhasse feio na hora de alimentá-los.

“Se o bebê estivesse com fome, no horário, eu arrumava um lugarzinho confortável para sentar, onde fosse, numa praça, no metrô”, conta Vanessa.

A criança de fato tem que ser alimentada na hora em que ela pedir; não pode ter qualquer restrição. O pediatra Paulo Pachi explica o que ele chama de “livre demanda” para os pequenos, que é “deixar o neném mamar quando ele quiser”.

Com informações do repórter Jovem Pan Tiago Muniz

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.