Ataque a líder tribal no Paquistão deixa 9 mortos, incluindo 3 crianças

  • Por Agencia EFE
  • 06/01/2014 09h59

Nova Délhi, 6 jan (EFE).- Nove pessoas, entre elas três crianças, morreram nesta segunda-feira em uma explosão na casa de um líder tribal no vale de Tirah, no noroeste do Paquistão, informou uma fonte oficial.

A explosão aconteceu no salão da casa do líder tribal Hakeem Khan Akakhel, e os três terroristas morreram na hora, contou ao jornal “Dawn” um funcionário local, Nasir Khan.

A fonte acrescentou que ainda não se sabem os motivos do ataque.

Há mais de dois anos o exército e os fundamentalistas lutam pelo controle do vale de Tirah, considerado um ponto de alto valor estratégico, e os confrontos ficaram piores desde dezembro.

Os milicianos do principal grupo talibã, TTP, e de outra facção fundamentalista, Lashkar e Islã (LI), haviam disputado o controle do vale, mas em abril veículos de imprensa locais informaram que haviam se aliado contra o inimigo comum.

O principal interesse do remoto vale de Tirah é que serve de acesso tanto ao Afeganistão como a áreas tribais vizinhas, entre elas o Waziristão do Sul e do Norte, que abrigam importantes fortificações, de onde a insurgência atua dos dois lados da fronteira. EFE