Ataque contra mesquita sunita deixa pelo menos 27 mortos no leste do Iraque

  • Por Agencia EFE
  • 22/08/2014 11h22

Bagdá, 22 ago (EFE).- Pelo menos 27 pessoas morreram nesta sexta-feira em um ataque armado contra uma mesquita sunita na cidade de Bin Wais, na província de Diyala, no leste do Iraque, informou à Agência Efe uma fonte de segurança.

Homens armados abriram fogo de forma indiscriminada contra os fiéis que estavam na mesquita de Musaab bin Omair, coincidindo com a reza muçulmana do meio-dia.

Até o momento, não há informações concretas sobre a autoria do ataque, já que fontes apontam a uma milícia xiita e outras o jihadista Estado Islâmico.

A população de Bin Wais é majoritariamente sunita, mas partidária do governo e, por isso, o ataque acabou sendo relacionado ao EI.

No entanto, informações publicadas em fóruns jihadistas indicam que o ataque foi perpetrado por uma milícia xiita e que o número de vítimas chegaria a 70.

Outra fonte consultada pela Efe assinalou que se trata de um ataque xiita, perpetrado como vingança por umas explosões que causaram cinco vítimas mortais nesta comunidade.

Na ocasião, os xiitas foram alvos de três bombas consecutivas, todas na aldeia de Hamrin, a cerca de cinco quilômetros da mesquita atacada hoje.

O Iraque é palco de um conflito armado com caráter sectário desde junho passado, quando insurgentes sunitas liderados pelo EI lançaram uma ofensiva no norte do país.

O EI efetuou rápidas conquistas e, no final desse mês, declarou um califado islâmico nos territórios controlados entra a Síria e o Iraque. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.