Ataque contra ônibus que transportava xiitas deixa 41 mortos no Paquistão

  • Por Agencia EFE
  • 14/05/2015 16h07

Islamabad, 13 mai (EFE).- Pelo menos 41 pessoas morreram depois que vários homens fortemente armados atiraram nesta quarta-feira contra um ônibus no qual viajavam membros da minoria xiita na cidade de Karachi, no sul do Paquistão, informou à Agência Efe uma fonte policial.

O ataque ocorreu durante a manhã quando pelo menos 12 homens armados em motos abriram fogo contra o ônibus “que se dirigia para um centro da comunidade ismailita”, que pertence ao ramo xiita do Islã, afirmou um superintendente da polícia de Karachi, Afzal Nadeem Dogar.

“Trata-se de um ataque de caráter sectário”, declarou o agente, que acrescentou que entre os mortos há 25 homens e 16 mulheres, e que outras 25 pessoas ficaram feridas, entre elas várias crianças.

Os feridos foram transferidos para hospitais mais próximos e foi declarada situação de emergência.

Uma fonte policial não identificada disse ao jornal paquistanês “Express Tribune” que o ônibus tinha capacidade para 52 passageiros, mas que estava superlotado.

De acordo com testemunhas citadas pela imprensa local, os autores do ataque cercaram o ônibus e dispararam contra o mesmo. Em seguida, alguns dos “terroristas” entraram no veículo para matar os passageiros que ainda estavam vivos.

“O primeiro-ministro (Nawaz Sharif) condenou de maneira enérgica o ato terrorista em Karachi. Anunciou que o incidente será investigado e ofereceu suas mais sinceras condolências pela perda de vidas humanas”, assegurou em comunicado o governo paquistanês.

O ataque de hoje se soma aos cometidos contra várias mesquitas xiitas no início deste ano, entre elas uma em Shikarpur, também no sul do Paquistão, no qual morreram 55 pessoas e outras 50 ficaram feridas.

Os atentados de caráter sectário no Paquistão, especialmente contra a minoria xiita, que representa 20% da população do país, aumentaram nos últimos anos em meio à intensificação geral da violência terrorista desde o fim de 2012.

Em junho de 2013, um atentado em Quetta, no oeste do país, próximo de um centro de orações xiita, causou a morte de 30 pessoas e ferimentos em outras 60. Já no início de 2014, três massacres em bairros xiitas das cidades de Quetta e Karachi causaram mais de 250 mortes. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.