Ataque do EI contra local sob controle curdo na Síria mata 18 pessoas

  • Por Agencia EFE
  • 30/07/2015 14h39

Beirute, 30 jul (EFE).- Pelo menos 18 pessoas morreram nesta quinta-feira durante um ataque do grupo terrorista Estado Islâmico (EI) contra Serrin, na província setentrional de Aleppo e sob o controle de forças curdas, informou o Observatório Sírio de Direitos Humanos.

A ONG precisou que dez membros das Unidades de Proteção do Povo -milícias curdas- morreram e outros 15 ficaram feridos, alguns em estado grave, nos combates contra os jihadistas.

Os outros mortos são militantes do EI, que hoje lançaram um ataque surpresa contra Serrin.

O ataque começou com um atentado perpetrado por um suicida do EI, que detonou um cinto de explosivos que levava junto a seu corpo no setor sudeste de Serrin, onde os radicais tomaram o controle de uma escola.

Pouco depois, as Unidades de Proteção do Povo recuperaram o domínio do colégio.

Ainda é possível ouvir o barulho de disparos no sul de Serrin, que está sendo inspecionado pelas forças curdas na busca de extremistas.

Ainda não se sabe se os combatentes do EI que efetuaram o ataque estavam escondidos dentro da população ou se vieram de fora.

Anteriormente, o Observatório tinha informado que 150 homens e jovens tinham sido capturados pelos soldados curdos em Serrin, acusados de colaborar ou pertencer à organização jihadista.

As Unidades de Proteção do Povo e combatentes de facções rebeldes aliadas arrebataram do EI o controle dessa cidade em 27 de julho.

Na ofensiva, que durou mais de 20 dias e na qual morreram dezenas de extremistas e 20 seus oponentes, as forças curdas contaram com o respaldo dos aviões da coalizão internacional, liderada pelos EUA.

Serrin fica ao sul do enclave curdo de Kobani, fronteiriço com a Turquia, e alvo de uma ofensiva dos jihadistas entre setembro e janeiro, que foi finalmente repelida pelas Unidades de Proteção do Povo.

O EI proclamou em junho de 2014 um califado na Síria e Iraque, onde tomou amplas partes do território de ambos países. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.