Ataques com carro-bomba e morteiros causam 17 mortes no Iraque

  • Por Agencia EFE
  • 22/07/2015 16h44

Bagdá, 22 jul (EFE).- Pelo menos 17 pessoas morreram e 43 ficaram feridas nesta quarta-feira após a explosão de um carro-bomba em Bagdá e um ataque com morteiros na província de Diyala, no leste do país, informou à Agência Efe uma fonte da polícia iraquiana.

A fonte explicou que a explosão de um carro-bomba estacionado na entrada do bairro Shuhada, na região de Al Baiyaa, no sudoeste de Bagdá, deixou 16 mortos e 30 feridos, alguns em estado grave.

Além disso, um civil morreu e outros 13 ficaram feridos em um ataque com 15 morteiros lançados contra vilarejos de maioria sunita próximos à cidade de Khan Beni Saad, 20 quilômetros ao sudoeste de Baquba, capital provincial de Diyala, acrescentou a fonte.

Também em Khan Beni Saad, na sexta-feira passada, cerca de cem pessoas morreram em um só ataque feito com um caminhão-bomba carregado com três toneladas de explosivos, o que provocou ferimentos em outras 130 pessoas em um mercado popular.

Esse atentado foi reivindicado pelo grupo jihadista Estado Islâmico (EI), que afirmou pelo Twitter que os alvos do ataque eram milicianos xiitas.

O incidente foi um dos atentados mais mortíferos desde que o EI conquistou amplas regiões do país em junho de 2014 e proclamou um califado nas áreas sob seu domínio, tanto em território iraquiano como na Síria. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.