Autoridades recuperam corpos de 13 dos 18 mortos no Everest após terremoto

  • Por EFE
  • 28/04/2015 07h22

Ao menos 18 pessoas morreram no Everest durante terremoto que atingiu a região

EFE Everest Nepal Terremoto

As equipes de resgate conseguiram recuperar 13 corpos – nove nepaleses, dois americanos, um australiano e um chinês – dos 18 mortos no Monte Everest por avalanches causadas pelo terremoto que sacudiu o Nepal no último sábado, informou nesta terça-feira uma fonte oficial.

Segundo os últimos dados do Centro Nacional de Operação de Emergência do Nepal, 18 pessoas perderam a vida na montanha mais alta do mundo, apesar de inicialmente as autoridades terem informado um total de 22 mortos. Pelo menos 61 montanhistas ficaram feridos.

As equipes seguem procurando os corpos de cinco pessoas, enquanto os restos mortais dos noves nepaleses foram entregues aos seus parentes, disse o Centro de Emergência através do Twitter.

Já os corpos de um dos americanos e do chinês estão em Lukla, cidade próxima ao Everest, e serão levados o mais rápido possível a Katmadu, onde já estão os restos mortais do outro americano e do australiano.

Dos 61 feridos que estavam no campo-base do Everest, 53 já foram para Katmandu. Apenas oito estão sendo atendidos em Lukla.

Entre as 150 pessoas que estavam nos campos 1 e 2 quando ocorreu o terremoto, 120 estão indo a pé para Pangboche, cidade a quase 4 mil metros de altura, e outras 20 foram evacuadas de helicóptero do município, diz o Centro de Emergência.

As operações de resgate prosseguem, apesar do mau tempo. Seis helicópteros estão em pontos próximos à montanha mais alta do mundo, com 8.848 metros de altura.

O número de mortos no terremoto de magnitude 7,8 que abalou no último sábado o Nepal chegou a 4.349, conforme o último balanço oficial divulgado nesta terça-feira pelas autoridades do país. O total de feridos subiu para 8.517.

O terremoto de sábado foi o de maior magnitude registrado no Nepal em quase 80 anos, além de ter sido o pior que atingiu a região desde 2005, quando um tremor matou mais de 84 mil pessoas na Caxemira, na vizinha Índia.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.