Avalanche no Everest deixa pelo menos 12 mortos

  • Por Agência Brasil
  • 19/04/2014 12h13

A avalanche que atingiu o Monte Everest no início da manhã de sexta-feira (18) deixou pelo menos 12 pessoas mortas. Ainda há quatro desaparecidos. O deslizamento ocorreu a 5.800 metros de altitude  por volta das 5h30 da manhã de ontem. Equipes de salvamento, auxiliadas por helicópteros, mantêm as buscas por sobrevivente. Sete pessoas foram resgatadas com vida. A avalanche atingiu a área de Khubuche, próximo ao Acampamento 1 do Everest. Todos os mortos eram guias locais que estavam fazendo preparativos técnicos para o início da temporada de escaladas, que começa na próxima semana.

A avalanche foi o acidente que provocou o maior número de óbitos na história do montanhismo. Até então, o pior acidente havia sido em 1996, quando oito pessoas foram mortas, também no Everest.

Oito dos 12 corpos resgatados pelas autoridades foram entregues às respectivas famílias na manhã de hoje (19). Mais quatro foram levados à capital do Nepal, Katmandu, para autópsias.  Duas pessoas que ficaram feridas no mesmo acidente foram levadas à capital nepalesa para tratamento médico. Outros feridos pela avalanche estão sendo avaliados no hospital de Lukla, próximo à montanha.

O montanhista brasileiro Rosier Alexandre, do Ceará, estava no local quando o acidente ocorreu e dois de seus guias foram atingidos pela avalanche. De acordo com Itamaraty, o brasileiro não sofreu ferimentos, passa bem e não acionou o serviço consular do Brasil no país para auxílio. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, não há, até o momento, registros de mais brasileiros envolvidos no acidente.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.