Aviação israelense ataca sul de Gaza em resposta ao disparo de foguetes

  • Por Agencia EFE
  • 03/07/2014 12h55

Gaza, 3 jul (EFE).- Aviões israelenses atacaram nesta quinta-feira várias posições no sul da Faixa de Gaza em resposta ao disparo ao longo do dia de pelo menos 16 foguetes procedente deste território contra Israel.

Os bombardeios, que não causaram vítimas, atingiram a cidade de Rafah, no sul da Faixa de Gaza. Testemunhas disseram que o alvo foi aparentemente um grupo de milicianos que tentavam disparar foguetes contra Israel e conseguiram escapar.

Uma porta-voz militar consultada pela Agência Efe afirmou que os ataques são de caráter “preventivo”, para impedir o lançamento adicional de projéteis contra território israelense.

Pelo menos três dos foguetes atingiram estruturas residenciais em Israel, causando danos materiais, e dois foram interceptados em voo pela bateria antiaérea “Domo de Ferro”, desdobrada pelo exército nas imediações de Gaza.

O lançamento de foguetes aumentou após os corpos dos três estudantes israelenses desaparecidos em 12 de junho na Cisjordânia serem encontrados na cidade palestina de Hebron

Neste dia mesmo dia, a aviação e a marinha israelenses bombardearam 34 posições em Gaza do grupo radical palestino Jihad Islâmica e do movimento islamita Hamas, que Israel acusa pelo sequestro e assassinato dos jovens.

Desde que a operação israelense de busca pelos três jovens começou, mais de 60 foguetes foram lançados de Gaza, bastião do movimento islamita.

Os bombardeios coincidiram hoje com o desdobramento de forças israelenses nos arredores da Faixa de Gaza em função do disparo de séries de foguetes.

A imprensa local, que cita comandantes de defesa, afirmam que o Hamas intensificou o lançamento de projéteis em resposta à morte do jovem Mohammed Abu Khder, de 16 anos, cujo corpo apareceu queimado e com sinais de violência em uma floresta de Jerusalém, o que suspeita-se que foi uma ação de radicais judeus. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.