Avião iraniano chega a Sana pela primeira vez desde controle xiita da capital

  • Por Agencia EFE
  • 01/03/2015 13h33

Sana, 1 mar (EFE).- Um avião da companhia aérea “Mahan Air” aterrissou neste domingo no aeroporto internacional de Sana, na primeira viagem dessa companhia aérea iraniana ao Iêmen desde a tomada da capital por parte dos rebeldes do movimento xiita dos houthis.

Segundo o diretor do aeroporto de Sana, Khaled al Safi, o avião, um Airbus 310, transportava remédios para ajudar a Sociedade do Crescente Vermelho no Iêmen.

Este é o primeiro voo direto entre Teerã e Sana depois que ontem foi assinado um acordo entre as autoridades da aviação de ambos países para a realização de 14 voos diretos semanais entre as duas capitais.

Em entrevista coletiva, Al Safi explicou que os voos entre os dois países ocorrerão “para aliviar o isolamento que alguns países trataram de impor sobre o aeroporto de Sana e o Estado em geral”, em referência à suspensão de voos ao Iêmen por parte de empresas de países árabes.

Por sua vez, um dirigente houthi, Hamid al Bujaiti, explicou à Efe que estes voos tem o objetivo de “romper o isolamento internacional imposto pelos EUA e Arábia Saudita” sobre o Iêmen.

Além disso, Bujaiti assegurou que outros países, como o Irã e Rússia, “abrirão as portas no campo econômico”.

O avião foi recebido por dois funcionários do movimento houthis e o “número dois” da embaixada do Irã em Sana, Mortada Abdi.

Não havia voos diretos entre o Iêmen e o Irã durante o antigo regime de Ali Abdullah Saleh e nem com o atual presidente, Abdo Rabbo Mansour Hadi, que acusaram os iranianos de fornecer armas e dinheiro aos rebeldes xiitas e respaldar sua luta contra o Exército nacional.

A bordo desse avião saiu rumo a Teerã a primeira delegação oficial iemenita dos houthis, sem prévio aviso, segundo informou a agência oficia de notícias “Saba”, cujo edifício também está em mãos das milícias xiitas.

O chefe do Conselho Político do movimento, o houthi Saleh al Samad, liderou essa missão, que também inclui o porta-voz oficial do movimento, Mohammed Abdul Salam, e outras autoridades.

Segundo Saba, a delegação manterá conversas com funcionários iranianos “com perspectivas do fortalecimento da futura cooperação entre os dois países no campo econômico e político, e na assinatura de novos tratados”. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.