Ban Ki-moon alerta sobre risco de aumento da violência sectária no Iraque

  • Por Agencia EFE
  • 17/06/2014 09h30

Genebra, 17 jun (EFE).- O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, advertiu nesta terça-feira que há “um risco real” de “aumento da violência sectária no Iraque e além de suas fronteiras”.

“Estou muito preocupado pela rápida deterioração da segurança no Iraque”, declarou Ban em uma entrevista coletiva realizada em Genebra.

Além de evidenciar sua preocupação, Ban pediu aos líderes do país – políticos, religiosos e líderes comunitários – se unirem para evitar atos de represália em relação às denúncias de execuções sumárias de centenas de pessoas, como soldados capturados, recrutas e ímãs, por parte do grupo extremista Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL).

O secretário-geral da ONU afirmou que esteve em contato com o primeiro-ministro iraquiano, Nouri al-Maliki, e que lhe pediu a promoção de um diálogo que inclua todas as partes envolvidas para evitar o agravamento da crise que o país vive, com grande parte de seu território sob controle dos jihadistas do EILL.

Ban Ki-moon também enviou uma mensagem aos líderes de outros países da região, particularmente do Irã e da Turquia, para que respaldem as autoridades iraquianas nestes momentos difíceis.

“Com um forte apoio dos países da região e da comunidade internacional, em um sentido amplo, seremos capazes de ajudar o governo iraquiano a restaurar a paz e estabilidade no país”, opinou. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.