Ban pede investigação sobre mortes em Odessa e defende necessidade de diálogo

  • Por Agencia EFE
  • 04/05/2014 22h59

Nações Unidas, 3 mai (EFE).- O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu neste sábado uma investigação rápida sobre a morte de dezenas de pessoas na cidade ucraniana de Odessa e reforçou sua defesa do diálogo como via para resolver o conflito no país.

“O secretário-geral está profundamente triste pela trágica perda de vidas nos choques violentos de ontem na cidade de Odessa”, disse seu porta-voz em um comunicado, no qual transferiu suas condolências às famílias das vítimas.

Ban pediu uma “investigação rápida e conclusiva” sobre a morte de pelo menos 36 pessoas em um incêndio na Casa dos Sindicatos, em Odessa, que pode ter sido causada pelo lançamento de artefatos explosivos nos enfrentamentos entre manifestantes pró-Rússia e leais a Kiev.

O diplomata coreano afirmou mais uma vez em que “a única saída para a crise é uma solução política e diplomática”, e voltou a pedir a todas as partes que “assumam suas responsabilidades” e trabalhem para diminuir a tensão.

Além disso, ressaltou a necessidade de que se respeite “completamente a unidade, soberania e integridade territorial da Ucrânia”.

Ban expressou sua satisfação pela libertação dos observadores militares da Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa (OSCE) detidos desde 25 de abril por militantes pró-Rússia.

Ban agradeceu o trabalho de “todos que facilitaram sua libertação segura, incluída a Federação Russa”.

Ao mesmo tempo, assinalou que os responsáveis do sequestro devem responder perante a Justiça por suas ações, da mesma forma que todos aqueles que continuam cometendo atos ilegais no país. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.