Banco central chinês garante que oscilação do iuane está sob controle

  • Por Agencia EFE
  • 12/08/2015 14h18

Pequim, 12 ago (EFE).- A recente oscilação do iuane, depois do rebaixamento aplicado pelo Banco Popular da China (o banco central) à taxa de câmbio de referência da moeda chinesa com o dólar, “está sob controle”, afirmou nesta quarta-feira o economista-chefe da entidade, Ma Jun.

O Banco Popular “é plenamente capaz de estabilizar a taxa de câmbio se houver necessidade”, declarou Ma Jun, em comentários divulgados pela agência oficial “Xinhua”.

O economista do organismo estatal garantiu que poderia haver “uma intervenção direta no mercado de câmbio estrangeiro para evitar que uma mentalidade em massa leve a movimentos irracionais do câmbio”.

O Banco Popular da China desvalorizou a taxa de câmbio de referência do iuane com o dólar, que foi seguida por uma queda de sua cotação no mercado, o que fez disparar hoje o temor de que o novo sistema cambial do país provoque uma desvalorização profunda da moeda asiática.

O medo se refletiu na queda das principais bolsas mundiais, como as europeias, as asiáticas e a americana.

Com o novo sistema, o banco central chinês é obrigado a levar em conta a cotação do iuane no mercado de divisas do dia anterior na hora de fixar a taxa de câmbio referencial do dia.

Assim, o Banco Popular apelou para a menor cotação da moeda chinesa desta terça-feira em relação a taxa de câmbio de referência e ao funcionamento do recém adotado mecanismo para reduzir outra vez hoje o valor do iuane, em 1,62%, que se soma à desvalorização de quase 2% de terça-feira. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.