Banco da Inglaterra mantém juros no mínimo histórico de 0,5%

  • Por Agencia EFE
  • 06/08/2015 11h19

Londres, 6 ago (EFE).- O Banco da Inglaterra (banco central britânico) manteve nesta quinta-feira invariáveis as taxas de juros no Reino Unido, no mínimo histórico de 0,5% desde março de 2009, assim como seu plano de compra de ativos, ao qual destinou 375 bilhões de libras desde aquela data.

O banco anunciou sua decisão ao término da reunião de dois dias de seu comitê de política monetária, cujos membros começam a estar divididos sobre a necessidade de subir o preço do dinheiro, com o objetivo da recuperação da economia.

Contudo, oito membros contra um decidiram manter a taxa de 0,5% – introduzida, junto com o programa de estímulo, após a crise de crédito de 2008 -, ao considerar que uma alta é ainda prematura.

Embora a economia do Reino Unido mostre um bom ritmo de crescimento – o Produto Interno Bruto (PIB) subiu 3% em 2014 e se prevê alta de entre 2,4% e 2,8% este ano -, ainda apresenta algumas debilidades, em particular no setor das exportações e no de construção.

Ao mesmo tempo, a inflação se mantém em 0% – muito abaixo da meta oficial de 2% – e se prevê que continue em baixa pela queda dos preços do petróleo, enquanto o desemprego está no 5,6 %, apesar do julho passado subiu pela primeira vez em dois anos.

Os analistas preveem que o Banco da Inglaterra poderia começar a subir os juros no final deste ano ou começo do próximo, em função de como evoluírem a inflação e os esforços para diversificar a economia. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.