Barack Obama e papa Francisco realizam reunião privada no Salão Oval

  • Por Agencia EFE
  • 23/09/2015 14h40

Washington, 23 set (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e o papa Francisco realizam neste momento uma reunião privada no Salão Oval após a cerimônia oficial de boas-vindas para o pontífice na Casa Branca.

Pouco antes das 10h30 locais (11h30 em Brasília), Obama e o papa caminharam pela residência presidencial rumo ao Salão Oval, acompanhados de perto por um tradutor do Vaticano.

Os jornalistas puderam entrar no Salão Oval no início da reunião, mas nem Obama nem o papa responderam as perguntas dos repórteres sobre a crise de refugiados sírios e qual o tema mais importante que ambos devem conversar.

Na cerimônia oficial de boas-vindas, realizada nos jardins da Casa Branca, tanto Obama como o papa discursaram e assistiram a apresentação do coral gospel da igreja de Santo Agostinho, a mais antiga da comunidade católica negra de Washington.

Ao término do ato, Obama, sua esposa, Michelle, e o pontífice subiram à varanda da Casa Branca para saudar os convidados.

Em seu discurso, o papa Francisco se apresentou como um “filho de família de imigrantes” e disse que “o sistema” de vida atual gera milhões de excluídos.

Obama destacou o “inestimável apoio” do papa ao processo de aproximação entre EUA e Cuba, assim como sua mensagem de misericórdia aos refugiados e imigrantes.

Milhares de pessoas esperam agora nos jardins do National Mall, a grande esplanada do centro de Washington, para assistir o percurso do pontífice em seu famoso papamóvel. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.