BCE aprova aumento provisão urgente de liquidez para bancos gregos
Frankfurt (Alemanha), 19 jun (EFE).- O Banco Central Europeu (BCE) aprovou nesta sexta-feira o aumento de provisão urgente de liquidez para os bancos gregos, segundo fontes bancárias citadas pela agência “Dow Jones”.
O Conselho do BCE decidiu ampliar o máximo de liquidez que os bancos gregos podem pedir em caráter de urgência, que até agora estava em 84,1 bilhões de euros, apesar de não terem sido publicados números concretos.
O principal órgão executivo do BCE se reuniu de forma extraordinária por teleconferência para decidir ampliar a provisão urgente de financiamento para os bancos gregos em mais de 3 bilhões de euros a pedido do Banco da Grécia após a intensificação da fuga de capitais.
O programa de provisão urgente de liquidez permite aos bancos gregos se financiar através do Banco da Grécia, embora com juros maiores que o que pede atualmente o BCE em suas operações ordinárias de refinanciamento de 0,05%.
Além disso, é a Grécia que assume o risco creditício destes empréstimos.
“Em uma teleconferência, o BCE aprovou o financiamento de emergência extraordinária. Não há nenhum problema com o financiamento dos bancos gregos”, segundo as fontes.
“Esperamos um resultado positivo da reunião da segunda-feira”, acrescentaram.
O presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, convocou uma reunião extraordinária dos ministros de Finanças da zona do euro para a próxima segunda-feira às 10h (horário de Brasília) para preparar a cúpula de chefes de Estado e de governo da área sobre a situação da Grécia.
Os chefes de Estado e de governo se reunirão na segunda-feira, dia 22 de junho, para abordar a situação. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.