Jovem Pan
Publicidade

BCE lança plano de compra de dívida de 60 bilhões de euros ao mês

Berlim, 22 jan (EFE).- O Banco Central Europeu (BCE) anunciou nesta quinta-feira um programa de compra de dívida pública e privada no valor de 60 bilhões de euros ao mês, operação que começará em março deste ano e se prolongará até setembro de 2016.

Publicidade
Publicidade

O presidente do BCE, Mario Draghi, justificou esta medida pelo “persistente” nível mínimo da inflação, muito abaixo da meta estabelecida pela entidade, “levemente abaixo dos 2%”.

A operação se manterá “até que vejamos um ajuste sustentável no caminho da inflação que se consistente com nosso objetivo”, recalcou Draghi.

A compra combinada de dívida pública e privada será realizada segundo a cota de capital de cada país na entidade, através de seu banco central nacional.

Neste sentido, Draghi advertiu que a inflação anualizada continuará sendo “muito baixa ou negativa” nos próximos meses e só se recuperará “gradualmente” entre 2015 e 2016.

O Conselho Executivo do BCE acordou hoje, como estava previsto, manter as taxas de juros em seu nível atual, o mínimo histórico de 0,05%, para apoiar a conjuntura econômica e evitar uma recessão.

A última vez que a entidade rebaixou as taxas de juros foi em setembro.

O lançamento de um programa de compra de bônus soberanos, como medida para o risco de deflação na zona do euro e contribuir para a reaticação da economia do bloco era esperada por todos os analistas para esta primeira sessão do ano.

Na reunião anterior do Conselho do BCE, realizada no início de dezembro, o presidente do BCE avançou que o pessoal da entidade monetária tinha começado a preparar os aspectos técnicos das novas medidas de estímulo monetário. EFE

Publicidade
Publicidade