Bebê é a primeira vítima do vírus do chicungunha na Colômbia

  • Por Agencia EFE
  • 24/09/2014 00h24

Bogotá, 22 set (EFE).- Uma menina de 11 meses se tornou a primeira vítima do vírus do chicungunha na Colômbia, informaram nesta segunda-feira as autoridades de saúde do departamento caribenho de Sucre.

A secretária de Saúde de Sucre, Nayibe Padilla, disse a “Blu Radio” que a bebê chegou à Colômbia procedente da Venezuela e que morreu em um hospital de Sincelejo, capital desse departamento.

“Foi um caso muito pontual”, disse a funcionária, que acrescentou que a paciente estava com sua família no município de Magangué, no departamento vizinho de Bolívar, mas que foi transferida até Sincelejo, onde ocorreu a morte.

Padilla acrescentou que a bebê não foi infectada com o vírus do chicungunha em Sucre, “mas infelizmente quando chegou, a doença estava em estágio avançado e não foi possível fazer os controles necessários para evitar a situação”.

Meios de comunicação locais asseguraram que a morte da menina aconteceu em 12 de setembro, mas que não se informou do caso porque não se tinha certeza que esse vírus fora a causa da morte da menor, sobre a qual não se pronunciou ainda o Ministério da Saúde.

Segundo as autoridades, na Colômbia se detectaram 1.673 casos de chicungunha, boa parte deles no departamento de Bolívar, onde no dia 11 de setembro se confirmaram os primeiros quatro casos autóctones da doença.

Em meados de julho uma mulher de 71 anos procedente da República Dominicana foi o primeiro caso que as autoridades colombianas reportaram desta doença no país.

O vírus do chicungunha se transmite pela picada do mosquito aedes aegypti e causa sintomas parecidos com a dengue, com fortes dores nas articulações e febre. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.