Bem-estar, meio ambiente e valores, eixos dos candidatos no Cazaquistão

  • Por Agencia EFE
  • 23/04/2015 17h12

Astana, 23 abr (EFE).- As políticas de bem-estar familiar, a proteção do meio ambiente e a defesa dos valores humanos são os eixos principais das campanhas dos três candidatos à eleição presidencial que será realizada no domingo na república centro-asiática do Cazaquistão.

O atual presidente e grande favorito, Nursultan Nazarbayev; o presidente da Federação de Sindicatos do Cazaquistão, Abelgazi Kussainov; e o chefe do Partido Comunista, Turgun Sizdikov, intensificam nesta reta final suas mensagens à cidadania, segundo explicaram à imprensa seus respectivos responsáveis de campanha.

O partido Nur Otan, que apresenta Nazarbayev, baseou sua oferta eleitoral em um trabalho continuísta centrado no desenvolvimento do país e no bem-estar de seus habitantes.

Seu chefe de imprensa durante a campanha, Bolat Baikadamov, declarou que o partido, se ganhar as eleições presidenciais como predizem as pesquisas, “continuará com a política de bem-estar familiar, a formação em excelência da juventude e a ajuda aos incapacitados, entre outros temas”.

Por sua vez, o candidato independente, o presidente da Federação de Sindicatos, Abelgazi Kussainov, baseia seu programa sobretudo na proteção do meio ambiente.

A diretora financeira de sua campanha, Zhanar Sabdineyeva, comentou que a proteção do meio ambiente e o cumprimento pela indústria das leis ambientais constituem os eixos de seu programa.

Sabdineyeva citou esta legislação como a chave para que seu país, “um dos emergentes”, tenha um desenvolvimento sustentável.

Um terço das exportações do Cazaquistão correspondem ao petróleo e seus derivados.

“Muitos dos países emergentes só pensam em comida e dinheiro; nós sabemos que o desenvolvimento tem que vir junto com a proteção do meio ambiente, pois, de outra forma, o progresso pode se transformar em uma regressão”, assegurou.

A diretora financeira lembrou que seu país, quando fazia parte da extinta União Soviética, era o lugar escolhido para realizar os testes nucleares.

“Os resultados destes testes, que causaram milhares de vítimas, fazem com que estejamos muito atentos para ter um desenvolvimento que respeite o meio ambiente”, acrescentou.

Sobre as possibilidades de que seu candidato chegue à presidência do país, disse: “Nada é impossível; temos muitas vozes que nos apoiam. Se carecêssemos de possibilidades, não teríamos iniciado a campanha”.

Já o candidato do Partido Comunista, Turgun Sizdikov, identifica como pontos mais relevantes de seu programa os valores humanos.

Seu chefe de campanha, Aikin Konirov, explicou que “os valores humanos, a coexistência e o internacionalismo são as chaves para um mundo em paz”, valores que “Kussainov levará à prática se chegar à presidência”, prometeu.

Konirov afirmou que “viver em paz é uma das características dos cazaques”, povo que tem “um histórico de hospitalidade e benevolência” que o candidato pretende “transmitir às novas gerações, sem esquecer a importância que tem a família em nossa sociedade”. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.