Boj eleva previsão de crescimento do Japão para 2,1% em 2015

  • Por Agencia EFE
  • 21/01/2015 09h29

Tóquio, 21 jan (EFE).- O Banco do Japão (Boj) elevou nesta quarta-feira sua previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) japonês para o próximo ano fiscal a 2,1%, enquanto rebaixou sua estimativa sobre a inflação para 1% anual.

O banco central japonês modificou sua previsão sobre estes indicadores durante sua reunião mensal, que terminou hoje, e na qual também decidiu manter sem mudanças seu programa de política monetária ultraflexível.

O Boj iniciou este plano em abril de 2013 com o objetivo de conseguir em 2015 uma inflação anualizada estável em torno de 2% e fechar assim um ciclo de deflação de duas décadas.

Em outubro, a entidade acelerou o ritmo com o qual injeta liquidez no sistema até os 80 trilhões de ienes (US$ 672 milhões) ao ano para conseguir seu alvo da inflação.

No entanto, a modificação de suas previsões sobre a evolução dos preços para o ano em curso poderia obrigar a adotar medidas adicionais de estímulo ao longo deste ano, como vêm reivindicando muitos economistas japoneses.

O Boj prevê que o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) suba 1% durante o ano fiscal japonês 2015 (que começa em abril e termina em março de 2016), 0,7 décimos a menos que em sua anterior estimativa realizada em outubro, segundo o documento adotado hoje pela junta de política monetária da entidade.

Este arrefecimento do IPC reflete a pressão em baixa que exerceu sobre os preços o barateamento do barril de petróleo, segundo os analistas japoneses.

Além disso, estima que o Produto Interno Bruto japonês cresça 2,1% no próximo ano, o que representa 0,6 décimos a mais que em sua previsão anterior.

Na mesma linha, o Boj manteve intacta sua previsão sobre a economia, “que espera-se que continue no caminho da recuperação moderada”.

Estas estimativas se baseiam nos efeitos das políticas econômicas aplicadas e em consultas com analistas financeiros, segundo o banco central japonês. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.