Bolsa de Xangai sobe 4,54% e confirma recuperação após medidas do governo
Xangai (China), 10 jul (EFE).- O índice geral da Bolsa de Xangai, indicador de referência na China, fechou nesta sexta-feira em alta de 4,54%, dando sequência à recuperação iniciada ontem, quando avançou 5,76% após três semanas de quedas acentuadas.
O segundo mercado do país, a Bolsa de Shenzhen, também fechou com novo resultado positivo (4,59%), depois de alta de 4,25% de ontem.
O indicador de referência na China, que começou a se recuperar ontem após o anúncio de que as autoridades estão investigando as atividades de especuladores no mercado, começou o dia em leve baixa de 0,05%, mas logo reverteu as perdas.
Durante a manhã, o índice geral de referência do país chegou a subir 6,02%, enquanto o site do jornal da bolsa, o “China Securities Journal”, revelava que a polícia já averiguava pelo menos dez pessoas acusadas de práticas irregulares no mercado.
Com a recuperação, 60 empresas que nos últimos dias tinham anunciado a suspensão temporária voluntária de suas ações no pregão voltaram ao mercado hoje – 33 delas em Xangai e 27 em Shenzhen.
Porém, 1.340 companhias seguem adotando a medida de prevenção.
No fim, mais de 1.300 ações tiveram suas negociações interrompidas automaticamente por causa da cotação diária, mas pelo motivo contrário dos últimos dias. Elas subiram o máximo permitido, 10%, em uma nova mostra da volatilidade dos mercados chineses. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.