Bombardeio de drone americano deixa 6 insurgentes mortos no Paquistão

  • Por Agencia EFE
  • 21/11/2014 08h22

Islamabad, 21 nov (EFE).- Pelo menos seis insurgentes morreram e três ficaram feridos no bombardeio de um drone americano na área tribal do Waziristão do Norte, no noroeste do Paquistão, informou nesta sexta-feira à Agência Efe uma fonte oficial.

O ataque aconteceu ontem à noite no país, quando um avião não-tripulado das tropas internacionais lançou dois mísseis sobre uma casa situada na zona de Doga Mada Khel, disse um porta-voz do governo das Áreas Tribais sob Controle Federal (FATA), Rehman Shah.

O exército paquistanês começou em meados de junho uma ofensiva contra os insurgentes no Waziristão do Norte, que significou também a retomada dos bombardeios de drones americanos após uma interrupção de seis meses.

As frequentes mortes de civis geram uma grande controvérsia sobre este tipo de ataque, condenados frequentemente pelo governo do país islâmico por considerá-los uma violação de sua soberania.

Segundo a organização “New América Foundation”, os ataques com drones causaram desde 2004 entre dois mil e 3.500 mortos no Paquistão, dos quais 10% eram civis.

Os aviões não tripulados americanos efetuaram no ano passado cerca de 30 bombardeios no Paquistão, nos quais morreram cerca de 150 pessoas. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.