Brasil está cada vez mais dependente de usinas termelétricas

  • Por Jovem Pan
  • 02/06/2014 07h31

O Brasil será cada vez mais dependente das usinas termelétricas para garantir seu abastecimento de energia. Reservatórios limitados por questões ambientais e escassez de recursos hídricos tornaram o sistema elétrico do país alvo de críticas.

O diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura avaliou que, nos próximos anos, a tarifa ficará mais cara para os consumidores. Adriano Pires criticou o modelo energético adotado nas novas usinas hidrelétricas, que não permite mais poupar água para os períodos de estiagem.

*Ouça os detalhes no áudio

A trajetória de alta no custo da energia preocupa o segmento da micro e pequena indústria de São Paulo. Joseph Cury, presidente do SIMPI, entidade que representa o setor, foi categórico sobre o peso do preço da energia no custo da produção.

O presidente do SIMPI lembrou que as falhas no abastecimento de energia elétrica prejudicam as micro e pequenas indústrias paulistas. Entre os empresários que relataram problemas com eletricidade, 51% tiveram queda na produção porque as máquinas pararam.

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.