Brasil tem 100 milhões de processos em tramitação; entenda

  • Por Jovem Pan
  • 25/11/2014 10h10

O Brasil tem 100 milhões de processos em tramitação para análise de 16.500 juízes e uma legislação que favorece os recursos.

Nesta segunda-feira, foi aberta em todo o país a Semana Nacional da Conciliação, que apresenta uma nova alternativa na mediação dos conflitos.

O presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça lembra que a cada 100 ações apenas 30 são efetivamente resolvidas.

Em São Paulo, o ministro Ricardo Lewandowski defendeu uma nova cultura no Brasil pela redução dos litígios em favor da conciliação.

*Ouça os detalhes no áudio

O Parque da Água Branca, na Barra Funda, foi escolhido para abrigar mais de 3.300 audiências de conciliação até a sexta-feira.

O local abriga uma tenda com 32 salas para o trabalho de 150 conciliadores nas esferas estadual e federal em processos cível e de família.

Outros 117 Centros Judiciários de Solução de Conflitos no estado e o Tribunal Federal do Trabalho irão abrigar audiências esta semana.

Falando a Marcelo Mattos, o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, José Renato Nalini, disse que o modelo tradicional é menos justo.

A conciliação é de graça, dispensa advogados e a solução é bem mais rápida porque não há possibilidade de recurso.

Em 2013, em São Paulo, foram realizadas 17 mil audiências e firmados 7.700 acordos que resultaram em R$ 30 milhões.

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.