Brasil tem 100 milhões de processos em tramitação; entenda
O Brasil tem 100 milhões de processos em tramitação para análise de 16.500 juízes e uma legislação que favorece os recursos.
Nesta segunda-feira, foi aberta em todo o país a Semana Nacional da Conciliação, que apresenta uma nova alternativa na mediação dos conflitos.
O presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça lembra que a cada 100 ações apenas 30 são efetivamente resolvidas.
Em São Paulo, o ministro Ricardo Lewandowski defendeu uma nova cultura no Brasil pela redução dos litígios em favor da conciliação.
*Ouça os detalhes no áudio
O Parque da Água Branca, na Barra Funda, foi escolhido para abrigar mais de 3.300 audiências de conciliação até a sexta-feira.
O local abriga uma tenda com 32 salas para o trabalho de 150 conciliadores nas esferas estadual e federal em processos cível e de família.
Outros 117 Centros Judiciários de Solução de Conflitos no estado e o Tribunal Federal do Trabalho irão abrigar audiências esta semana.
Falando a Marcelo Mattos, o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, José Renato Nalini, disse que o modelo tradicional é menos justo.
A conciliação é de graça, dispensa advogados e a solução é bem mais rápida porque não há possibilidade de recurso.
Em 2013, em São Paulo, foram realizadas 17 mil audiências e firmados 7.700 acordos que resultaram em R$ 30 milhões.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.