Agosto Branco: Tabagismo está associado a 85% dos casos de câncer de pulmão

Cigarro é o grande vilão, mas a OMS aponta que todas as formas de consumo de tabaco são prejudiciais: narguilé, charuto, cigarrilha, fumo enrolado ou cachimbo

  • Por Conteúdo Patrocinado
  • 19/08/2021 15h35 - Atualizado em 27/08/2021 01h27
wirestock - br.freepik.com As mãos de um homem seguram cada uma a metada de um cigarro partido ao meio, com um pouco de tabaco sobre uma mesa escura Brasil registra cerca de 30 mil mortes anuais por câncer de pulmão, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer

O hábito de fumar continua sendo o principal responsável pelo câncer de pulmão. No Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), são registradas cerca de 30 mil mortes anuais pela doença, além de 30.200 novos casos (17.760 em homens e 12.440 em mulheres). Somente o tabagismo está associado ao desenvolvimento de 85% dos tumores malignos no pulmão. E o hábito de fumar não se limita ao cigarro. Há novas formas de tabagismo que atraem as pessoas, seja pelo formato, pela novidade ou até mesmo pela falta de informação sobre o seu impacto nocivo. A Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta que todas as formas de consumo de tabaco são prejudiciais: narguilés, charutos, cigarrilhas, tabaco de enrolar, tabaco para cachimbo.

Segundo Luiz Henrique Araújo, médico oncologista, pesquisador do Inca e do Instituto COI (Centro de Oncologia Integrado), parar de fumar mudaria esse cenário. “O câncer de pulmão não existia antes do tabagismo, no início do século 20”, afirma o médico. Ainda de acordo com Araújo, a incidência de novos casos de câncer de pulmão e de mortes também caiu em regiões onde houve queda no tabagismo. Os sinais iniciais nem sempre são associados à doença, como tosse persistente, rouquidão, falta de ar, cansaço e perda de peso. Quando o câncer é identificado em estágio inicial, as perspectivas de tratamento são maiores, com cirurgia, quimioterapia e radioterapia. 

Para conscientizar a população de que essa realidade pode ser modificada, foi criado o Agosto Branco. Neste mês, são intensificadas as divulgações de informações voltadas para prevenção, diagnóstico e tratamento. A Amgen Brasil apoia ações que ampliam o conhecimento sobre o câncer de pulmão. Para saber mais sobre o tema, acompanhe os boletins da empresa no Spotify, Deezer e demais plataformas de áudio. Quem tem a assistente virtual Alexa também pode acessar os conteúdos. Basta dar a voz de comando: “Alexa, Toque Boletim Saúde Jovem Pan”

Ouça a primeira edição do Boletim de Saúde Jovem Pan

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.