Alemanha vai suspender financiamento a projetos de conservação na Amazônia

Em entrevista a um jornal, a ministra do Meio Ambiente alemã afirmou que o país vai suspender apoio financeiro dado a projetos de conservação florestal e biodiversidade

  • Por Jovem Pan
  • 10/08/2019 16h05
Elza Fiúza/Agência Brasil Amazônia A Alemanha vai suspender o apoio financeiro a projetos na Amazônia

A Alemanha decidiu suspender o apoio financeiro dado a projetos de conservação florestal e biodiversidade na Amazônia, segundo a ministra do meio ambiente alemã, Svenja Schulze.

“A política do governo brasileiro na Amazônia levanta dúvidas sobre se uma redução consistente das taxas de desmatamento ainda está sendo perseguida”, afirmou a política em entrevista concedida ao jornal Tagesspiegel e publicada neste sábado (10). A suspensão afetará repasses de 35 milhões de euros (cerca de R$ 156 milhões) a projetos na região.

Segundo o jornal, apenas quando os passos rumo ao combate do desmatamento na região amazônica se tornarem mais claros é que a cooperação deve voltar a acontecer. A publicação ainda destaca que, de 2008 até o final do ano passado, a Alemanha já repassou cerca de 95 milhões de euros para esse tipo de projeto.

Para o Fundo Amazônia, criado para recompensar esforços na redução de desmatamento, houve repasse de 55 milhões de euros. O país é um dos principais doadores do fundo, junto da Noruega.

A reportagem ainda diz que desde a criação do fundo, em 2008, o desmatamento estava recuando de forma considerável. Sob o governo de Jair Bolsonaro, entretanto, houve uma mudança nesta rota, mas o presidente estaria se recusando a combater tal prática.

*Com Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.