Aliado de Cunha é escolhido presidente da Comissão Mista do Orçamento

  • Por Estadão Conteúdo
  • 17/05/2016 16h03

Deputado alagoano Arthur Lira Divulgação/ Facebook Deputado alagoano Arthur Lira

Após acordo entre PP, PMDB e PR, o deputado federal Arthur Lira (PP-AL) foi escolhido na tarde desta terça-feira, 17, por aclamação, presidente da Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Congresso Nacional. Pelo acordo, um senador do PMDB ficará com a relatoria do Orçamento de 2017. Já o PR indicará o relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do próximo ano. Os nomes desses parlamentares, contudo, ainda não foram definidos.

Aliado do presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), Lira foi o escolhido após PP, PMDB e PR chegarem a acordo sobre que sigla indicaria o presidente. Os três reivindicavam a indicação usando diferentes interpretações do regimento. O PMDB, por exemplo, queria indicar o deputado Sérgio Souza (PR). O partido, porém, abriu mão da indicação, pois não conseguiu apoio do PT ao deputado paranaense. Com isso, Souza foi eleito 2º vice-presidente.

Arthur Lira vai substituir a senadora Rose de Freitas (PMDB-ES) no comando da comissão. Por acordo, a presidência e relatoria do colegiado devem ser alternadas anualmente entre deputados e senadores. No ano legislativo de 2015, Lira foi presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara. O deputado é investigado pela Operação Lava Jato.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.