Jovem Pan
Publicidade

Amazonas: Mais 17 presos são transferidos para unidades federais

Brasília - Portão principal do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), em Manaus (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Mais 17 presos foram transferidos de estabelecimentos prisionais do Amazonas para presídios federais, informou o governo do estado nesta quinta-feira (30). Ao todo, 26 detentos já deixaram penitenciárias na cidade após serem identificados como líderes de grupos criminosos.

Publicidade
Publicidade

A medida atende a uma solicitação do governo do Amazonas ao Ministério da Justiça e Segurança Pública. De acordo com o governo estadual, as primeiras nove transferências ocorreram na terça-feira (28) e realocaram detentos identificados como uma ameaça à ordem do sistema de segurança.

“Os locais para onde os presos serão transferidos ficam a cargo do Departamento Penitenciário Nacional (Depen). Para serem transferidos, os detentos devem atender a requisitos técnicos e jurídicos, somados aos dados de inteligência que comprovem a necessidade do envio dos mesmos para estabilizar o sistema”, informou o portal do governo amazonense.

Outros 73 agentes da Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária (FTIP), do governo federal, chegaram hoje nos estabelecimentos prisionais do Amazonas. Dez já estavam na capital Manaus desde a noite desta terça-feira (28). Eles reforçarão a guarda, vigilância e custódia de presos no sistema penitenciário.

O efetivo atuará em conjunto com as forças de segurança locais, cabendo ao governo do estado supervisionar e dar todo o apoio logístico necessário para a execução das atividades e serviços.

Sobre a chacina

Neste domingo, 15 detentos morreram devido a uma briga que ocorreu na penitenciária Anísio Jobim, em Manaus. Na segunda, mais 40 pessoas foram encontradas mortas dentro de celas de três estabelecimentos prisionais do estado, fora o Compaj. Um inquérito será aberto para investigar os homicídios.

Para reforçar a segurança nas unidades, o Estado deve receber até o fim da semana cerca de 100 agentes da Força-tarefa de Intervenção Penitenciária que atuarão no interior das cadeias.

* Com informações da Agência Brasil

Publicidade
Publicidade