Governo já repatriou 11,7 mil brasileiros e deve trazer mais 6 mil

  • Por Jovem Pan
  • 08/04/2020 20h22
FÁTIMA MEIRA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO Entrada do Brasil na OCDE foi alinhado com o governo Donald Trump Segundo o ministro Ernesto Araújo, brasileiros estão espalhados por 90 outros países

O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, afirmou nesta quarta-feira (8) que o governo já repatriou 11,7 mil brasileiros que procuraram as embaixadas do Brasil em vários países, devido as restrições de deslocamento provocadas em todo o mundo pela pandemia do novo coronavírus.

Em entrevista à TV Brasil, o ministro também afirmou que mais 6 mil devem ser repatriados.

Segundo Ernesto Araújo, os brasileiros que estão no exterior estão espalhados por 90 locais. Mesmo com dificuldades logísticas provocadas pelo fechamento de aeroportos e fronteiras, todos devem retornar por meio de voos fretados pelo governo federal ou por vias terrestres, no caso de quem estiver na América do Sul.

“Vamos atender todos os brasileiros que estavam viajando e, de repente, se viram nessa dificuldade, quase todos os países fechando o espaço aéreo, voos cancelados, as pessoas muitas vezes sem ter onde ficar”, disse.

De acordo com o ministro, a maioria dos brasileiros que querem voltar ao país está em Portugal, onde 1,3 mil aguardam.

Um grupo de 47 brasileiros na Itália tenta contato com o governo federal para poder voltar ao Brasil em meio a pandemia. Dessas pessoas, 16 estão atracadas em um navio próximo de Roma e não conseguem desembarcar.

* Com informações da Agência Brasil

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.