Brumadinho: Vale manterá pagamentos a empregados, mas vai deduzir valor de indenizações

  • Por Jovem Pan
  • 22/02/2019 19h40
Robério Fernandes/Estadão Conteúdo BARRAGEM BRUMADINHO Colapso de barragem aconteceu no dia 25 de janeiro

A mineradora Vale vai manter o pagamento de dois terços dos salários de todos os empregados próprios e terceiros que morreram devido ao rompimento de barragem em Brumadinho (MG). A informação foi repassada ao Ministério Público do Trabalho nesta sexta-feira (22), durante audiência realizada para tratar do assunto.

A decisão está em linha com a proposta de indenização da companhia, que prevê o pagamento do salário até a data em que o trabalhador completaria 75 anos com taxa de desconto de 6% ao ano, caso seja feita a antecipação. Até o momento, 176 pessoas foram encontradas mortas e mais de uma centena continua desaparecida.

Valor será deduzido de indenização

De acordo com a empresa, o pagamento será mantido por um ano ou até que seja fechado um acordo definitivo de indenização, mas o valor total será deduzido da indenização futura. Os desaparecidos continuarão recebendo o salário integral até que seu falecimento seja oficializado pelas autoridades.

A iniciativa foi comunicada durante a segunda audiência para negociar um acordo de indenização. Uma ação nesse sentido corre na 5ª Vara do Trabalho. O depósito será feito até 20 dias úteis após a Previdência responder ao ofício judicial informando quem são os dependentes dos empregados falecidos que tem direito a receber o pagamento.

A empresa também se comprometeu a só transferir empregados após prévia consulta e concordância do trabalhador, priorizando o local de origem do empregado. De acordo com a empresa, tais pontos se somam aos compromissos já assumidos anteriormente, como o pagamento das despesas com funeral e verbas rescisórias das vítimas fatais, e plano de saúde vitalício para companheiros.

*Com informações do Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.