Cabral será transferido para presídio federal de Campo Grande (MS), segundo Depen

  • Por Jovem Pan
  • 26/10/2017 13h32 - Atualizado em 26/10/2017 13h37
Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil A decisão foi do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), órgão vinculado ao Ministério da Justiça

O ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral será transferido para um presídio federal em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. A decisão foi do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), órgão vinculado ao Ministério da Justiça. A data de transferência, no entanto, não foi divulgada por motivos de segurança, e o Depen divulgará mais informações assim que o procedimento for finalizado.

A Penitenciária Federal de Campo Grande, assim como a de Catanduvas, no Paraná, foi construída para abrigar criminosos de alta periculosidade, que comprometem a segurança de presídios, que possam ser vítimas de atentados ou que estejam em Regime Disciplinar Diferenciado.

Em ambas há monitoramento 24 horas por cerca de 200 câmeras de vídeo. Estas enviam imagens em tempo real para três centrais de monitoramento: no próprio prédio, na Superintendência da PF de Campo Grande e na Central de Inteligência Penitenciária do Depen, em Brasília.

No presídio federal o qual será encaminhado Cabral, advogados, visitantes e funcionários são submetidos a procedimentos de segurança antes de entrar na unidade. Os advogados não possuem contato físico com detentos e as conversas são feitas por telefone. Todas as visitas são vigiadas por câmeras. Além disso, todos os agentes penitenciários têm suas conversas com os detentos gravadas por microfones de lapela, um equipamento de uso obrigatório.

Decisão da Justiça

O juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal, determinou nesta semana a transferência do ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral para um presídio federal. O magistrado atendeu ao pedido feito pelo procurador federal Sergio Pinel, que alegou falta de segurança no presídio onde Cabral se encontra, em Benfica.

Pinel considerou que Cabral, durante o interrogatório desta segunda-feira (23), comentou saber informações sobre a família de Bretas, que trabalharia no setor de bijuterias, o que comprovaria que ele tem acesso a informações privilegiadas dentro da cadeia.

Nesta terça-feira (24), a Justiça Federal negou o pedido de habeas corpus impetrado pelos advogados do ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral (PMDB) contra a ordem de transferência de Cabral para um presídio federal. A decisão foi tomada pelo desembargador federal Abel Gomes, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2).

Cabral está preso desde novembro do ano passado, após as investigações da Operação Calicute, desdobramento da Lava Jato que prendeu o ex-governador e várias pessoas ligadas à sua gestão no governo. Em maio ele foi transferido de Bangu 8, no Complexo Penitenciário de Gericinó, para a Cadeia Pública José Frederico Marques, no bairro de Benfica.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.