Caixa culpa ‘volume acima do esperado’ por problemas com auxílio emergencial

  • Por Jovem Pan
  • 23/04/2020 20h30
Marcelo Camargo/Agência Brasil Pedro Guimarães é o atual presidente da Caixa Econômica Federal Presidente da Caixa disse que era esperado 25 milhões de pedidos, e já foram 45 milhões

O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, culpou nesta quinta-feira (23) o “volume acima do esperado” de pedidos e  erros no cadastro como razões para os problemas no recebimento do auxílio emergencial de R$ 600. Ontem, a Caixa voltou atrás na antecipação da segunda parcela que havia anunciado para hoje.

“Foram mais de 45 milhões de pessoas que se cadastraram, estávamos esperando algo como 25 milhões e já foram 45 milhões. Este é o maior ponto, um volume muito grande de pessoas, e várias delas ainda não receberam a resposta porque está em análise por todo o grupo no Dataprev”, explicou.

Muitas pessoas têm reclamado sobre a demora na resposta se foram aprovadas, e também de problemas técnicos no aplicativo Caixa Tem, criado para o depósito e transferência do dinheiro. As críticas incluem dificuldade de uso, movimentação e consulta do saldo.

Ainda de acordo com Guimarães, a antecipação do auxílio não foi feita pela necessidade de solicitar um crédito suplementar. Isso porque precisará ser desembolsado um valor de R$ 32,7 bilhões para o pagamento. Esta questão orçamentária foi, inclusive, alertada pela Controladoria Geral da União.

A solicitação já foi feita com urgência ao Ministério da Economia. Após as definições da pasta, a Caixa vai realizar o pagamento remanescente da primeira parcela e anunciará o cronograma da segunda.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.