Câmara cria comissão para avaliar óleo no litoral nordestino

Oito pedidos para a criação da comissão chegaram até a Câmara. Há também um pedido para criação de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o petróleo cru que atinge as praias do Nordeste

  • Por Jovem Pan
  • 24/10/2019 14h48 - Atualizado em 24/10/2019 14h57
CARLOS EZEQUIEL VANNONI/AGÊNCIA PIXEL PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO óleo Óleo no litoral do Nordeste tem sido limpo por voluntários, equipes do Ministério do Meio Ambiente e das Forças Armadas, além de secretarias estaduais e municipais

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (24) a criação de uma comissão externa para avaliar a contaminação das praias do Nordeste por petróleo cru, descoberto no fim de agosto.

A contaminação já atingiu 78 municípios de nove estados e ainda não teve origem identificada, embora a Marinha investigue 30 navios de dez países. A principal suspeita, levantada pela Marinha, é que o vazamento partiu de um dark ship que foge das rotas marítimas monitoradas.

Outras linhas de investigação também são levadas em consideração pelo órgão, como um possível acidente durante a transferência de óleo entre navios, naufrágio, derramamento acidental e, ainda, derramamento intencional.

A deputada Soraya Santos (PL-RJ) presidiu a sessão e destacou que foram apresentados oito pedidos para a criação da comissão externa. Há ainda um pedido para criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o tema.

Nesta terça (22), o governo informou, em audiência na Câmara dos Deputados, que acompanha o caso desde 2 de setembro e que mais de 900 toneladas de óleo já foram recolhidas do mar e cerca de 5 mil militares do Exército devem trabalhar para reforçar a limpeza nas praias.

O presidente em exercício, Davi Alcolumbre, embarcou nesta quinta (24) à região Nordeste para acompanhar a situação das praias ao lado do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e de outros parlamentares.

*Com informações da Câmara Notícias

  • Tags:

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.