Em carta a Bolsonaro, governadores pedem ‘reunião em caráter de urgência’ para debater queimadas

  • Por Jovem Pan
  • 24/08/2019 12h24 - Atualizado em 24/08/2019 12h26
Elza Fiúza/Agência Brasil Amazônia Documento deve ser entregue ao presidente da República na próxima terça-feira

O Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal, formado por sete estados da região Norte, Mato Grosso e Maranhão, produziu uma carta em que pede a cooperação do governo federal no “enfrentamento efetivo ao desmatamento” e às queimadas na Amazônia. O documento, obtido pela Jovem Pan, deve ser entregue ao presidente da República, Jair Bolsonaro, na próxima terça-feira (27).

Segundo a carta, é “fato notório e de grande repercussão nacional e internacional a ocorrência de inúmeros focos de queimadas, muitas delas de proporções significativamente altas, tanto na Amazônia brasileira como na Amazônia internacional”.

O documento cita ainda que “a Floresta Amazônica brasileira é um patrimônio nacional, status reconhecido e positivado no $ 4º, do artigo 225, da Constituição Federal, sendo obrigação de todos os cidadãos brasileiros e do Estado, sua conservação e preservação”.

“Nesse contexto, solicitamos a Vossa Excelência imediatas providências no sentido de viabilizar a cooperação das estruturas dos Estados da Amazônia Legal e as do governo federal no emprego específico de combate a focos de incêndio na Floresta Amazônica do Estado Brasileiro, com apoio material para o enfrentamento efetivo ao desmatamento e incremente as ações de fiscalização de atividades ilegais”, completa o texto, solicitando, por fim, reunião em caráter de urgência.

A carta é assinada por Antônio Waldez Góes da Silva, governador do Amapá, Gladson de Lima Cameli, do Acre, Wilson Miranda Lima, do Amazonas, Flávio Dino de Castro, do Maranhão, Mauro Mendes Ferreira, do Mato Grosso, Helder Zahluth Barbalho, do Pará, Marcos José Rocha dos Santos, de Rondônia, Antônio Oliverio Garcia de Almeida, de Roraima, e Mauro Carlesse, do Tocantins

Confira aqui a íntegra:

“Senhor Presidente:

É fato notório e de grande repercussão nacional e internacional a ocorrência de inúmeros focos de queimadas, muitas delas de proporções significativamente altas, tanto na Amazônia brasileira como na Amazônia internacional.

A situação se agrava a cada dia, comprometendo a biodiversidade da região em razão da destruição de quilômetros de flora e da morte de milhares de espécies da fauna amazônica. Já se cogita, inclusive, que em algumas regiões as queimadas passarão a ser um risco real e imediato ao equilíbrio ambiental do planeta impactando na integridade da saúde humana.

A proporção das queimadas, a velocidade de alastramento do fogo, a dificuldade de acesso às áreas atingidas, bem como a insuficiência de meios – financeiros, humanos e materiais – para combater o fogo, potencializam o tamanho da destruição e gravidade do problema.

Como é de conhecimento de Vossa Excelência, a Floresta Amazônica brasileira é um patrimônio nacional, status reconhecido e positivado no $ 4º, do artigo 225, da Constituição Federal, sendo obrigação de todos os cidadãos brasileiros e do Estado, sua conservação e preservação.

Nesse contexto, solicitamos a Vossa Excelência imediatas providências no sentido de viabilizar a cooperação das estruturas dos Estados da Amazônia Legal e as do governo federal no emprego específico de combate a focos de incêndio na Floresta Amazônica do Estado Brasileiro, com apoio material para o enfrentamento efetivo ao desmatamento e incremente as ações de fiscalização de atividades ilegais.

Solicitamos, outrossim, reunião em caráter de urgência para tratar das parcerias necessárias a construção de uma agenda permanente de proteção, conservação e desenvolvimento sustentável da nossa Amazônia.”

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.