China acusa Mike Pompeo de criar rumores sobre Huawei nos EUA

  • Por Jovem Pan
  • 24/05/2019 12h47
JEROME FAVRE / EFEWashington lidera um boicote à companhia desde a semana passada, proibindo empresas americanas de fazerem negócios com a gigante asiática

Em meio à guerra comercial entre China e EUA, o país asiático acusou o secretário de Estado americano de mentir sobre a gigante de tecnologia Huawei para prejudicar a empresa. Segundo os executivos, Mike Pompeo teria fabricado rumores sobre os laços da companhia com Pequim.

Washington lidera um boicote à Huawei desde a semana passada, proibindo empresas dos EUA de fazerem negócios com a companhia asiática, maior fabricante de redes de telecomunicações do mundo. A gigante chinesa nega veementemente ser controlada pelas autoridades locais.

“Recentemente, alguns políticos dos EUA fabricaram continuamente rumores sobre a Huawei mas nunca produziram a evidência clara que os países pediram”, disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Lu Kang. Segundo ele, Washington está provocando suspeitas no povo norte-americano para confundir e instigar oposição.

“Internamente existem mais e mais dúvidas sobre a guerra comercial que o lado dos Estados Unidos tem provocado com a China, a turbulência no mercado causada pela guerra tecnológica e cooperação industrial bloqueada”, completou.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, também disse na quinta-feira que as reclamações do país contra a Huawei podem ser resolvidas dentro da estrutura do acordo comercial entre EUA e China, enquanto ao mesmo tempo chamou a gigante de telecomunicações de “muito perigosa”.

Com Agência Brasil