Chuvas no RS: FAB usa aeronave não tripulada para auxiliar no resgate
A Força Aérea Brasileira (FAB) iniciou o uso de um avião não tripulado para encontrar pessoas isoladas pelas enchentes no Rio Grande do Sul, neste domingo (5). A aeronave é o RQ-900, que pertence à Base Aérea de Santa Maria. Segundo a FAB, a recomendação é de que moradores em situação de risco e com necessidade de resgate saiam dos abrigos, sinalizem ou façam marcas no solo ao avistar o avião. Aeronaves remotamente tripuladas “possibilitam analises em tempo real e com alta precisão das áreas expostas, auxiliando no mapeamento e modelagem, além de permitir a mensuração da população em risco na área de estudo”, disse a Força Aérea Brasileira em nota.
[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/cta_logo_jp_geral.png” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]
Neste sábado (4), o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), vinculado à FAB, proibiu o uso de equipamentos como drones, que não pertençam aos órgãos envolvidos nos salvamentos, em áreas de resgate no sul do país devido à ameaça para a segurança dos voos das aeronaves de socorro. A Defesa Civil do Estado tem recebido notificações frequentes sobre drones civis levantados para captar imagens das áreas alagadas. A Força Aérea Brasileira possui uma frota de aviões não tripuladas para tarefas de inteligência, vigilância e reconhecimento. A comunicação entre o operador e a aeronave é feita por satélite, o que permite uma maior cobertura.
[jp-related-posts ids=”1601948,1599041″]