Ciclone que atingiu sul do Brasil segue para oceano
O ciclone extratropical que atingiu a região sul do país na tarde desta terça-feira (30) seguiu em direção ao Oceano Atlântico e não oferece mais perigo. As informações são da empresa meteorológica Metsul. O resquício da passagem do ciclone virá nos próximos dias em forma de uma frente fria e geadas, que podem fazer a temperatura cair para abaixo de zero.
O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), empresa paranaense, afirmou que a temperatura cairá com mais intensidade nesta sexta, com risco de geadas no estado. Essa frente fria se deslocará em direção a Santa Catarina, mais ao sul do país.
O governo de Santa Catarina está trabalhando no reparo dos estragos causados pelo ciclone, que provocou mortes e destruição com fortes ventos, chuvas e granizo. Até esta quarta, foram registradas ao menos dez mortes.
Marquise desmorona em Chapecó (SC): pic.twitter.com/tHsAcjhG4W
— Jovem Pan News (@JovemPanNews) June 30, 2020
“Lamentamos as mortes ocorridas nesta catástrofe e continuaremos atuando firmes para minimizar o sofrimento das pessoas atingidas. Estamos buscando apoio do Governo Federal para que a reconstrução seja rápida. É o momento de nos unirmos para vencer mais este desafio”, disse o governador de Santa Catarina, Carlos Moisés. Pelo menos 49 cidades do estado foram afetadas.
No Rio Grande do Sul, foram pelo menos 19 municípios atingidos. As últimas notícias da Defesa Civil do estado, divulgadas na tarde de ontem, mostram que 1.119 pessoas ficaram desalojadas. Já no Paraná, o boletim da Defesa Civil divulgado na manhã de hoje mostra que 70 municípios foram atingidos pelas chuvas e vendavais, com 14.392 pessoas afetadas. Dessas, 280 ficaram desalojadas e 11 feridas.
*Com informações da Agência Brasil
Assuntos
continue lendo
Brasil
Estudante agredido na UFRJ nega acusações: ‘Não sou nazista’
"Minha mente está pacífica. Eu não cometi nenhum crime. Nada do que me acusam é real", diz Diego Costa da Silva Araújo
- Defesa Civil alerta para chuva com raios em SP Estadão Conteúdo · há 8 horas
- Coronel do Exército morre após cair de parapente em praia do RJ Estadão Conteúdo · há 1 dia
- Turista de 39 anos morre após ser atingida por raio em praia de Santa Catarina Estadão Conteúdo · há 1 dia
- Tempestades deixam ao menos dois mortos no RS; alerta para chuva e granizo vai até terça-feira Estadão Conteúdo · há 1 dia