Cidade de SP tem 51% de isolamento social no primeiro dia do feriado
O Governo do Estado de São Paulo divulgou nesta quinta-feira (21) novos dados sobre a pandemia da covid-19 e o isolamento social. O índice, na última quarta-feira (20) foi de 49% no Estado e de 51% na capital paulista.
Na terça-feira (19), a taxa de isolamento era de 48% no Estado e de 49% na capital. O governador João Doria, porém, lembrou que, apesar da leve alta, ainda é preciso respeitar a paralisação dos feriados antecipados porque o índice considerado mínimo ideal é de 55%.
O movimento das rodovias de São Paulo na quarta-feira foi 35% menor do que os índices registrados comumente às sextas-feiras e vésperas de feriado.
Novos leitos
O governador João Doria anunciou que, após conversa telefônica com o ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, 1.800 leitos de UTI vão ser homologados a partir da próxima terça-feira (26).
Outra conquista foi em relação ao número de respiradores solicitados na última semana: em vez de 300, São Paulo vai receber 600. Esses equipamentos devem aliviar a demanda da cidade de São Paulo, da Região Metropolitana e da Baixada Santista.
Números da saúde
O número de casos da covid-19 no Estado de São Paulo atingiu 73.739 positivos nas últimas 24 horas. O número de mortos também aumentou para 5.558 óbitos.
Quanto ao número de internados, entre casos suspeitos e confirmados, 4.224 estão em terapia intensiva e outros 6.467 em enfermarias.
A ocupação dos leitos de UTI, um dos fatores mais importantes para uma possível decretação de bloqueio total, está em 73% no Estado. Na Grande São Paulo, os números são mais preocupantes: 89,6%.
O Governo lembrou também que começou a funcionar nesta quinta o quarto hospital de campanha de São Paulo, que fica na favela de Heliópolis. A unidade conta com 200 leitos, sendo que 24 deles são de UTI.
Ao todo já são quatro hospitais de campanha e 2.468 leitos exclusivos para o combate a doença causada pelo novo coronavírus.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.