Cientista político teme confronto no sindicato: “Lula está desafiando a polícia”

  • Por Jovem Pan
  • 06/04/2018 15h23 - Atualizado em 06/04/2018 15h34
  • BlueSky
Peter Leone/Estadão Conteúdo Militantes do PT em frente ao Sindicato dos Metalúrgicos em São Bernardo do Campo (SP)

Com o prazo para se entregar à Polícia Federal cada vez mais apertado, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sinaliza que não deve acatar a ordem do juiz Sérgio Moro. Em entrevista à Jovem Pan, o cientista político Bolívar Lamounier disse que considera a estratégia do petista “perigosa”, pois pode levar a um enfrentamento.

“A polícia ir aonde o Lula está é sempre um perigo. Pode haver confronto. Li agora uma declaração da defesa dizendo que não vê mais caminhos para evitar a prisão. Se uma vez preso ele quiser fazer apelos internacionais, tem direito. É a liberdade de expressão, graças a Deus a temos. Mas se recusar a obedecer uma ordem de prisão é desafiar o Estado e a ordem jurídica. O que é obrigatório a todos nós. Ele é um cidadão de uma república democrática, igual a qualquer um perante a lei. E foi condenado em 3 tribunais”, afirmou. “Se o Lula vai ao sindicato e o transforma em uma fortaleza, está desafiando a polícia. Ele procura uma situação de conflito, um enfrentamento de extremo perigo.Qualquer violência que pode vir a acontecer, a responsabilidade estará nos ombros do Lula”.

Lamounier ressaltou ainda que, para ele, Moro tomou “todas as providências possíveis” para que esse conflito fosse evitado.

“Lula tem a tendência de ficar tentando desobedecer a lei. Embora haja determinação para ele se apresentar, fica simulando no sindicato essa resistência e acionando seu aparato para provocar uma crise e obter repercussão internacional. É muito triste. Chego a pensar se ele não gostaria de ver um cadáver na saída de tudo isso. Se a Polícia Federal tiver que ir prendê-lo, o perigo é grande. O juiz Moro, com muita habilidade e realismo, estabeleceu que ele se apresentasse voluntariamente em Curitiba. Tomou todos os cuidados possíveis”, concluiu.

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.