Cinco perguntas e respostas sobre o viaduto que cedeu em São Paulo

  • Por Jovem Pan
  • 21/11/2018 11h18 - Atualizado em 21/11/2018 11h19
Estadão Conteúdo A estrutura de uma alça de acesso da Marginal Pinheiros, em São Paulo, próximo à Ponte do Jaguaré, na Zona Oeste da capital paulista, cedeu cerca de dois metros na madrugada da última quinta-feira (15)

A estrutura de uma alça de acesso da Marginal Pinheiros, em São Paulo, próximo à Ponte do Jaguaré, na Zona Oeste da capital paulista, cedeu cerca de dois metros na madrugada da última quinta-feira (15). O acidente não deixou feridos, mas pelo menos cinco carors ficaram danificados. Acompanhe abaixo cinco perguntas e respostas sobre o que se sabe até agora:

1. Por que o viaduto caiu?
Segundo a Defesa Civil do Estado de São Paulo, uma das placas que sustentam o viaduto se descolou, provocou um desnível e formou uma espécie de “degrau” de quase dois metros no viaduto.

Nas primeiras horas após o incidente, o prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB) afirmou que “não havia nenhum sinal externo” que indicasse problemas na estrutura da ponte.

Covas garantiu que a prefeitura está em busca de licitação emergencial para fiscalizar outras 185 pontes e viadutos na cidade.

2. As obras vão durar quanto tempo?
O prefeito de São Paulo, Bruno Covas, informou nesta quarta-feira (21) que ainda “não é possível estabelecer qual a obra de engenharia a ser feita para remediar o viaduto”. “Tão logo a gente tenha [prazo] vamos anunciar. Nenhuma informação será escondida”, disse ele em entrevista ao Jornal da Manhã, da Jovem Pan.

O maior problema encontrado pela prefeitura, até o momento, é o sumiço do projeto do viaduto. Um dos engenheiros que participou da construção e planejamento do elevado já foi localizado e trazido do Guarujá, no litoral paulista, para a capital.

3. A estrutura pode desabar?
Foram instaladas dez estacas de sustentação na seção do viaduto que cedeu para evitar que ele desabe. A instalação foi feita depois que o secretário municipal de Infraestrutura e Obras, Vitor Aly, informou na sexta-feira (16) que a situação de estabilidade da estrutura havia piorado e que, por isso, havia o risco de desabamento da estrutura.

4. Há intevenções na Marginal Pinheiros?
A prefeitura decidiu interditar a pista expressa da Marginal Pinheiros para direcionar os veículos para outros pontos e para a pista local. Segundo o prefeito Bruno Covas, das dez intervenções planejadas, apenas quatro foram feitas. “A todo momento estamos avaliando junto com a Secretaria de Obras e a CET e novas operações vão sendo feitas”, disse o prefeito.

5. Como fica o rodízio?
O trecho da Marginal Pinheiros sentido Castello Branco — entre a Av. dos Bandeirantes e a Ponte dos Remédios — estará liberado do rodízio municipal a partir desta quarta-feira (21) nos horários de pico. A suspensão do rodízio será adotada até a liberação total da pista.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.