Com cassação de Delcídio, denúncia de Lula deve ir para mãos de Moro

  • Por Estadão Conteúdo
  • 10/05/2016 21h22
EFE/ FERNANDO MAIA - 11/04/16 EFE - Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante ato nos Arcos da Lapa

Com a decisão do Senado de cassar o mandato de Delcídio Amaral (sem partido – MS), os processos que envolvem o agora ex-senador – inclusive a denúncia contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva – devem ser remetidos à primeira instância, isto é, ao juiz Sérgio Moro, responsável pela Lava Jato em Curitiba.

Sem o mandato de senador, Delcídio fica também sem o foro privilegiado, o que faz com o que seus processos deixem os escaninhos do Supremo Tribunal Federal (STF).

Na denúncia oferecida contra Lula, o ex-senador era a única pessoa com a prerrogativa de foro. O pedido foi feito pela Procuradoria-Geral da República no inquérito que investiga se houve uma trama para comprar o silêncio e evitar a delação do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró. Além de Delcídio e Lula, também são investigados o banqueiro André Esteves, o ex-assessor Diogo Ferreira, o advogado Edson Ribeiro, além do empresário José Carlos Bumlai e seu filho Maurício Bumlai.

Os demais inquéritos contra Lula, porém, envolvem pessoas com foro, como a presidente Dilma Rousseff. Mesmo que o Senado decida afastá-la do cargo nesta quarta, ela mantém o foro privilegiado até a conclusão da análise do impeachment no Congresso.

O ex-presidente também foi alvo de pedido de investigação no inquérito mãe da Operação Lava Jato, conhecido como “quadrilhão” Nesse processo, há diversos políticos com foro, como o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).

Está no Supremo também a investigação sobre o sítio em Atibaia e o tríplex no Guarujá, imóveis que seriam usados por Lula. Em março, o ministro Teori Zavascki, relator da Lava Jato na Corte, determinou que Moro encaminhasse os processos que envolviam o petista ao STF, por conta do episódio envolvendo a divulgação dos telefonemas entre Dilma e Lula.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.