Com indicação de Eduardo, governo espera filho de Trump como embaixador no Brasil

  • Por Jovem Pan
  • 12/07/2019 13h39 - Atualizado em 12/07/2019 13h39
Ernesto Rodrigues/Estadão Conteúdo Seria uma tentativa de estreitar ainda mais as relações entre os dois países

Ao indicar um dos filhos do presidente Jair Bolsonaro, Eduardo, para a Embaixada do Brasil nos Estados Unidos, o governo brasileiro espera que o presidente Donald Trump designe um de seus cinco filhos, Eric, para assumir a Embaixada dos EUA no Brasil. Seria uma tentativa de estreitar ainda mais as relações entre os dois países.

Segundo um interlocutor do governo, a indicação política seria “um sinal de prestígio sem igual”, pois considera que os norte-americanos costumam fazer esse tipo de indicação para países como Rússia, China, Reino Unido, Canadá, Israel, Polônia e Hungria. O Brasil, por sua vez, não possui tradição de fazer indicações políticas, especialmente para a Embaixada nos EUA, que é uma das mais disputadas no meio diplomático.

Também existe o entendimento de que, como o Brasil não tem essa tradição e é mais difícil para o País emplacar um nome político, “o ônus está sobre nós”, o que poderia influenciar a decisão dos norte-americanos. Governistas também alegam que eles já teriam deixaram claro qual é o perfil que buscam para a troca de nomeações políticas para as embaixadas.

Depois de avisar há meses que trocaria o embaixador do Brasil nos Estados Unidos, o presidente anunciou nesta quinta-feira (11) a intenção de indicar o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) para o posto. Eduardo é presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara.

*Com Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.