Compare as propostas de Dilma Rousseff e Aécio Neves para a cultura
Neste domingo (26) de eleições, o Brasil vai conhecer seu novo presidente da República. Seja Dilma Rousseff, do PT, ou Aécio Neves, do PSDB, a cultura será um ponto importante para o governo federal dos próximos quatro anos.
No caso da reeleição de Dilma, de acordo com a proposta de governo divulgada pela candidata, a aposta será em aprofundar os programas já estruturados em parceria com municípios, estados e sociedade civil.
A petista destaca o reforço do Sistema Nacional de Cultura, além da aceleração da implantação do Vale Cultura – que visa gerar novos consumidores culturais –, do apoio aos Centros de Artes e Esportes Unificados e aos Pontos de Cultura. O Brasil de Todas as Telas buscará incentivar a indústria audiovisual.
Aécio Neves, por sua vez, tem como enfoque principal a criação de novos projetos, a fim de se criar uma Política de Economia Criativa. De acordo com seu plano de governo, o candidato quer parcerias público-privadas no financiamento da produção artística – algo concentrado, hoje, na Lei Rouanet.
O tucano ainda quer trabalhar lado a lado com a educação, desde o ensino fundamental, para abranger o ensino da parte cultural brasileira. Também são citadas as criações do Programa dos Museus Nacionais e ampliação da discussão dos direitos autorais.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.